João Rodrigues

This User has no profile photo.
CountryPortugal

Uploaded Underwater Photos

Camuflagem
Species: Callionymus lyra
Aplysilla rosea
Cardume de Judias
Species: Coris julis
Cucu
Morango-do-Mar
Species: Actinia equina
« < 1 - 2 - 3 > » (19 photos)

Favourite Underwater Photos

Without favorite photos

Underwater Photo Tags

(19 keywords)

Underwater Photos comments

Camuflagem
  • Olá Luis! Sim, foi na praia de Alpertuche na Arrábida. August 2, 2010 5:08:00 PM EDT
Alô!
  • Sim, é verdade que a máquina estava apoiada na rocha, mas segundo me parece existe um erro qualquer com o EXIF, pois se bem me lembro a velocidade era 1/60s. À pouco tempo descobri que dá para regular o output do flash em modo Manual, e pareceu-me que, regulado para o máximo, tem mais potência do que quando é utilizado nos modos de prioridade. Tenho de fazer alguns testes... December 9, 2008 1:11:34 PM EST
  • É isso mesmo que o João Pedro disse. Só utilizo o flash incorporado, mas nesta foto o peixe colaborou e deixou-me aproximar bastante dele, para além de que ainda existia muita luz natural disponível, visto que estava praticamente à superfície. December 8, 2008 4:17:14 PM EST
Cucu
  • Obrigado, mas após alguma pesquisa parece-me mais um Paralipophrys trigloides... December 3, 2008 7:44:34 AM EST
Garopa
  • Muito provavelmente é um Labrus bergylta. Estes peixes podem apresentar uma grande variação de cores, dependendo da idade e do estado reprodutivo, mas têm sempre um distinto padrão "às manchas" devido às características escamas com coloração mais pálida no centro e mais forte nas bordas. December 2, 2008 12:19:57 PM EST
Dois peixes de olhos amarelos
  • Parecem pertencer à família Labridae, mas a espécie não sei ao certo, dava jeito ter mais alguns detalhes. Talvez Centrolabrus exoletus, mas não tenho a certeza se essa espécie existe nos Açores... December 2, 2008 6:20:08 AM EST
Laranja
  • Talvez seja Amphilectus fucorum, uma esponja December 2, 2008 3:36:20 AM EST
Estrela do Mar
  • ... ou a "Echinaster sepositus", como parece que alguém já sugeriu... :P December 1, 2008 6:24:57 PM EST
  • É uma estrela do mar de cinco braços, mas só tem 2 braços completamente desenvolvidos. Os outros ainda estão em crescimento, provavelmente devido a reprodução recente. Embora não consiga ver muito bem a escala apontava talvez para a "Henricia oculata". December 1, 2008 6:22:14 PM EST
Três Vermos do Fogo e um Caboz
  • ... ou menos. E o raça do mar agitado como tudo. Bela colecção! :) December 1, 2008 6:14:20 PM EST
Casulo Verde
  • A resolução não deixa perceber o espécime em pormenor, mas é capaz de ser alguma espécie de espongiário... December 1, 2008 4:05:30 PM EST
Nudibranquio
  • Great! November 8, 2008 6:23:41 PM EST
« < 1 > » (12 photos)

Underwater Photos received comments

Camuflagem
  • João Rodrigues from Portugal - August 2, 2010 5:08:00 PM EDT
    Olá Luis! Sim, foi na praia de Alpertuche na Arrábida.
  • Luis Miguens from Portugal - August 2, 2010 2:45:44 PM EDT
    Olá João, lembras-te onde tiraste esta fotografia? Um abraço.
  • João Pedro silva from Portugal - November 25, 2008 10:40:06 AM EST
    Corrigi a identificação da espécie. Trata-se do peixe-lira Callionymus lyra, um peixe muito comum nos fundos de areia, por vezes apresentando a parte anterior da cabeça mais escura.
Alô!
  • João Rodrigues from Portugal - December 9, 2008 1:11:34 PM EST
    Sim, é verdade que a máquina estava apoiada na rocha, mas segundo me parece existe um erro qualquer com o EXIF, pois se bem me lembro a velocidade era 1/60s. À pouco tempo descobri que dá para regular o output do flash em modo Manual, e pareceu-me que, regulado para o máximo, tem mais potência do que quando é utilizado nos modos de prioridade. Tenho de fazer alguns testes...
  • João Pedro silva from Portugal - December 9, 2008 3:31:14 AM EST
    Se bem que... a luz natural não é tão interessante para macro. Para começar, é incontrolada (não lhe podemos mudar a direcção e intensidade), tem temperatura de cor variável (com a profundidade desaparece a componente vermelha) e perto da superfície é frequente aparecerem linhas mais brilhantes (zonas para onde a luz converge por causa das deformações da superfície da água). Aqui houve outro factor a ajudar: a máquina estava muito parada (reparem no tempo de exposição), senão mesmo fixa à rocha. Não sei qual é o nº de guia do flash da G9 debaixo de água e com o difusor (mas podem fazer uns testes) mas aconselhava a aumentar a velocidade (1/60s-1/100s) e fechar mais o diafragma (f/8-f/16... ou mais).
  • João Rodrigues from Portugal - December 8, 2008 4:17:14 PM EST
    É isso mesmo que o João Pedro disse. Só utilizo o flash incorporado, mas nesta foto o peixe colaborou e deixou-me aproximar bastante dele, para além de que ainda existia muita luz natural disponível, visto que estava praticamente à superfície.
  • João Pedro silva from Portugal - December 4, 2008 1:36:53 PM EST
    Já falei com o João acerca do flash. A diferença é a distância ao motivo: com distâncias muito curtas (macro) por vezes conseguem-se bons resultados só com o flash incorporado. Aqui aplica-se a máxima do Robert Capa: ?If your pictures aren?t good enough, you?re not close enough?.
  • Luis Miguens from Portugal - December 4, 2008 6:46:31 AM EST
    João, utilizas algum Flash Externo na tua Canon PowerShot G9? É que tenho uma máquina igual e os meus resultados ficam muito distantes dos teus! :o( Esta por exemplo está excelente!
Cucu

Video comments

No comments in this section.

Video received comments

No comments in this section.

Marine Species Photos

Marine Species Photographed

Actinia equina (2 photos ) Palaemon serratus (2 photos )
Aglaophenia pluma (1 photos ) Anemonia sulcata (1 photos )
Actinothoe sphyrodeta (1 photos ) Corynactis viridis (1 photos )
Holothuria forskali (1 photos ) Asterias rubens (1 photos )
Atherina presbyter (1 photos ) Diplodus sargus (1 photos )
Sarpa salpa (1 photos ) Coris julis (1 photos )
Parablennius gattorugine (1 photos ) Callionymus lyra (1 photos )
Parablennius ruber (1 photos )
(15 species)